Alergia, intolerância e hipersensibilidade geralmente têm origem na saúde intestinal ou no ambiente em que vivemos.
A alergia, intolerância e hipersensibilidade, por exemplo, a alimentos ou ao pólen são queixas frequentes na nossa população. Nessas condições, o sistema imunitário reage de forma exagerada a substâncias totalmente inofensivas, como se fossem agentes infecciosos ou moléculas que necessitam de ser eliminadas.
A noção de que alergias e hipersensibilidades se desenvolvem sem motivo específico é comum. As intervenções médicas tradicionais são baseadas exclusivamente em evitar o gatilho e nos medicamentos para acalmar o sistema imunitário. No entanto, graças às excelentes investigações nesta área, atualmente é sabido que as alergias e as intolerâncias têm vários denominadores comuns. Geralmente ocorrem como resultado da permeabildiade do intestino, falta de estirpes de bactérias intestinais específicas e algum tipo de desequilíbrio ou reação exagerada do sistema imunitário. O stress também tem grande impacto no nosso sistema imunitário e, também já foi demonstrado que aumenta o risco de reações alérgicas. Alergias e intolerâncias estão relacionadas com condições autoimunes e geralmente ocorrem juntas. Nas doenças autoimunes, o sistema imunológico reage de forma exagerada a proteínas inofensivas, assim como no caso das alergias, mas na doença autoimune a reação é contra às proteínas do nosso organismo.
Alergias podem ser ameaçadoras à vida. As reações alérgicas são causadas por mastócitos, que, por sua vez, ativam células imunes que devem remover o alérgenio. As células T reguladoras, que normalmente controlam a reação, não conseguem realizar seu trabalho adequadamente, e ocorre uma reação inflamatória exagerada. A intolerância a alimentos ou outras substâncias surge através de mecanismos celulares ligeiramente diferentes das alergias, mas também podem causar problemas graves no quotidiano.
Na Nordic Clinic, a nossa abordagem para alergias e intolerâncias envolve investigação e plano de ação individual. Geralmente, damos particular atenção ao microbioma intestinal e à sua função. Se necessário, podemos prescrever testes laboratoriais para confirmar ou descartar uma alergia.