Fazemos dinheiro com pessoas doentes?

A longo prazo a medicina funcional é claramente vencedora, quer de uma perspectiva social como individual. Pretendemos melhorar a sua saúde a longo prazo, para que os pacientes evitem décadas de consultas médicas, fármacos, baixas médicas e reformas antecipadas.


Fazemos dinheiro com pessoas doentes? 

A longo prazo a medicina funcional é claramente vencedora, quer de uma perspectiva social como individual. Pretendemos melhorar a sua saúde a longo prazo, para que os pacientes evitem décadas de consultas médicas, fármacos, baixas médicas e reformas antecipadas.

Fazemos dinheiro com pessoas doentes? Esta é uma questão que surge pontualmente. Enquanto uma grande maioria das pessoas entendem o nosso nível de preços, é natural que esta questão surja num país onde os cuidados de saúde são essencialmente financiados.

Consultas de longa duração

Uma consulta connosco é cerca de seis vezes mais longa do que uma consulta com um profissional de cuidados de saúde primários. Além disso, a nossa abordagem também exige uma quantidade trabalho substancial quer antes, quer depois das consultas (muitas vezes várias horas). Assim, os nossos pacientes obtêm o serviço justo pelo que é pago. Os nossos valores podem parecer elevados mas o número de horas não visíveis que é gasto é significativo.

Os custos tornam-se visíveis quando os cuidados de saúde não são subsidiados.

Em Portugal, os cuidados de saúde são maioritariamente financiados e tirando uma pequena taxa paga pelo paciente e o valor simbólico de qualquer medicamento que seja prescrito, os custos reais não são visíveis para o paciente. Uma vez que não há parcerias com clínicas de medicina funcional, tanto o nosso trabalho como os testes que dispomos não são subsidiados. Esperamos, contudo, que os nossos serviços possam vir a ser subsidiados futuramente, já que o estilo de vida e a medicina preventiva são mais importantes do que nunca para a saúde pública.

Custo inicial elevado – Benefícios financeiros a longo prazo

Quando comparámos a medicina funcional e a medicina convencional, os custos iniciais para o paciente são significativamente mais elevadas connosco. A longo prazo, contudo, a estratégia da medicina funcional é provavelmente a estratégia vencedora, tanto quer para a sociedade quer para o indivíduo. O nosso modelo de negócio não é criar dependência de fármacos a longo prazo, nem fazer com que os pacientes voltem constantemente. Por outro lado, esperamos angariar novos clientes a partir de pacientes satisfeitos. O nosso objetivo é criar melhorias a longo prazo na saúde dos nossos pacientes, para que consigam evitar décadas de consultas médicas, fármacos, baixas médicas e reformas antecipadas. Queremos oferecer aos nossos pacientes ferramentas para que se mantenham saudáveis ao longo da vida e prontos para um futuro brilhante. 

Todos nós temos que ganhar na vida. Todos nós, que trabalhamos na Nordic Clinic, não conseguimos pensar numa forma mais gratificante de conseguir isso do que ao ajudar pessoas a alcançar uma melhor saúde, de uma forma que estamos convencidos que é a forma mais eficaz e sustentável.

Críticas aos fornecedores de suplementos e de testes laboratoriais

Uma crítica recorrente que fazem aos nossos fornecedores de suplementos e de testes laboratoriais é o facto de tirarem vantagem dos pacientes que esperam alcançar um estado óptimo de saúde. De maneira alguma isso difere dos cuidados de saúde convencionais. Múltiplos testes usados pelos profissionais dos cuidados de saúde primários foram desenvolvidos por laboratórios primários que ganham dinheiro com os seus produtos e serviços.

Algumas pessoas referem ainda que a venda de suplementos é uma forma de enganar os pacientes, ao contrário dos fármacos prescritos pelo sistema de saúde. Por trás de cada suplemento que prescrevemos, existe uma extensa investigação que suporta a sua eficácia. Essa investigação normalmente não é realizada pela mesma empresa que cria o suplemento mas sim por investigadores independentes, o que contrasta com os fármacos onde as próprias empresas farmacêuticas realizam a maior parte dos estudos.

Muitos estudos publicados por empresas farmacêuticas têm sido questionados por investigadores independentes e médicos sobre a sua fiabilidade e incentivos. Quando questionados sobre incentivos, talvez o foco principal deva ser a ética das empresas farmacêuticas e não a indústria dos suplementos. Contudo, deverá ter-se sempre algum nível de cautela quando se trata de fármacos ou suplementos.

A Paixão de Saúde Guia os nossos Profissionais

Muitos dos profissionais de medicina funcional foram eles próprios pacientes. Isso também se aplica aqui na Nordic Clinic. Sendo pacientes do sistema de saúde convencional, muitas vezes sentimos as falhas na forma como trabalham e tratam os pacientes. Por outro lado, descobrimos a nossa própria forma de trabalho e descobrimos o poder do estilo de vida e da medicina baseada nas causas da doença. Verdadeiramente apaixonados, desejamos espalhar ao mundo a forma como a medicina funcional pode ajudar os outros. Infelizmente, ainda há pouco espaço para esta abordagem nos cuidados de saúde convencionais. Assim, a nossa única opção é trabalhar em clínicas privadas onde os pacientes têm de financiar o seu próprio tratamento.

Profissionais de Saúde encontraram o seu caminho na Medicina Funcional

Enquanto muitos profissionais do sistema de saúde convencional estão desiludidos devido à carga de trabalho e à falta de tempo e de recursos, nós não trabalhamos nessas condições. Alguns profissionais de saúde encontram o seu caminho para a medicina funcional porque se sentem frustrados. Sentem-se incapazes de ajudar os seus pacientes e discordam da abordagem centrada nos fármacos. Connosco, os profissionais investem o tempo necessário para fazer um excelente trabalho.

Copyright © Nordic Clinic 2020