Doença Cardiovascular

A doença cardiovascular é a causa de morte mais comum. A dieta e o estilo de vida podem diminuir significativamente o risco. As doenças cardiovasculares há muito que ocupam a lista das causas de morte mais comuns nos tempos modernos e no mundo ocidental. Em Portugal, contribui com uma percentagem de 29% do total de […]

As doenças cardiovasculares há muito que ocupam a lista das causas de morte mais comuns nos tempos modernos e no mundo ocidental. Em Portugal, contribui com uma percentagem de 29% do total de mortes (PORDATA, 2018). Viver com uma doença do sistema circulatório pode reduzir bastante a qualidade de vida, com sintomas desconfortáveis, preocupação constante e muitas vezes com a toma de fármacos para o resto da vida. Talvez você ou alguém da sua família sofra de doença cardíaca. Talvez se questione sobre o seu perfil de risco e como pode otimizar o seu estilo de vida para prevenir doenças cardiovasculares. Se deseja ter uma visão geral dos seus fatores de risco, obter aconselhamento preventivo para uma ótima saúde cardiovascular, identificar as causas dos sintomas existentes ou obter ajuda para montar um plano de ação após acidente vascular cerebral, a Nordic Clinic poderá ajudar.

Muitos fatores foram identificados como causas de aterosclerose, enfarte do miocárdio e pressão arterial elevada. Alguns fatores são bem conhecidos, como Índice de Massa Corporal elevado, tabagismo, stress, sedentarismo, alimentos processados. Mas existem outras potenciais causas que são menos conhecidas. Inflamação, apneia do sono, gengivite e deficiências de minerais são exemplos disso. A ligação entre a saúde cardiovascular e o nosso microbioma intestinal também é estudada extensivamente na investigação, com resultados interessantes.

Maus hábitos alimentares e de estilo de vida são o mair fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Mas qual a melhor dieta? E como obter melhor sucesso com mudanças alimentares e de estilo de vida sustentáveis? Agende uma consulta com um dos nossos profissionais de saúde, que analisará a sua dieta, estilo de vida e rotinas.

Além disso, poderão investigar ainda desequilíbrios hormonais associados ao stress, alterações do padrão do sono, estado nutricional e estado do microbioma intestinal, bem como a pressão arterial, a glicémia e os marcadores inflamatórios. O nossos testes de DNA podem dar informação importante no que diz respeito ao risco genético elevado de doença cardiovascular e fornecer informações de como deve ajustar, por exemplo a sua dieta.

Se está preocupado com o seu perfil lipídico, oferecemos um extenso painel de testes com um relatório detalhado sobre os lípidos no sangue em geral (triglicerídeos, HDL, LDL) mas também LDL oxidado, a importante relação entre o LDL e o HDL, além de vários subtipos de LDL. Tal foi relatado em estudos recentes como uma forma precisa de analisar o colesterol, em relação ao painel utilizado nos centros de saúde e hospitais.

Em conjunto, uma abordagem funcional da medicina é excelente para o desenvolvimento de intervenções individualizadas e personalizadas para a prevenção e reabilitação.