Daniela Seabra

A Daniela Seabra é nutricionista desde 1999, e desde 2000 que exerce nutrição na área clínica, primeiro no Hospital Geral de Santo António (Porto), depois no Centro Hospitar entre Douro e Vouga (Santa Maria da Feira), na clínica de Medicina Funcional Dra Cristina Sales, e depois na Nordic Clinic Porto.

Em 2004 tem o privilégio de se cruzar com a Dra Cristina Sales, cuja visão sobre as doenças crónicas despertaria em si um interesse e curiosidade que nunca mais perdeu, e em 2005 passa a integrar a sua equipa como nutricionista. Até 2013 mantém em simultâneo a sua prática clínica no Centro Hospitalar entre Douro e Vouga, e na clínica da Dra Cristina  Sales (e desde 2013 apenas na clínica) onde pôde observar o impacto do trabalho interdisciplinar, das mudanças de estilo de vida, da alimentação e da nutrição, podem ter na melhoria da qualidade de vida de diferentes doenças crónicas.

Em 2008 aprende o papel que a alimentação e nutrição podem ter nas perturbações do espectro do autismo, e em 2009 estava nos Estados Unidos a fazer um curso com o Autism Research Institute – os pioneiros e a referência (naquela altura), nesta forma de abordar as perturbações do espectro do autismo.

Em 2010 vai novamente aos Estados Unidos para um curso sobre Nutrição Funcional no Institute for Fuctional  Medicine, e em 2011 vai a Londres fazer o módulo inicial para a certificação em Medicina/ Nutrição Funcional pelo IFM. É em 2018 que completa com distinção o exame de certificação, com uma classificação incluída nas notas 20% mais elevadas.

Em 2016, também com o IFM faz 2 treinos avançados em pediatria e em prevenção do declínio cognitivo, tornando-se uma “Recode Practicioner”.

Em 2019 integra o grupo clinico da Nordic Clinic e em 2020 passa a assumir a coordenação da equipa de Nutrição da Nordic Clinic Porto.

As suas áreas de atuação preferenciais são nutrição para optimização da função neuronal (neurodesenvolvimento, neurodegeneração, declínio cognitivo e melhoria de performance cognitiva, e doenças mental), áreas com uma forte componente da função mitocondrial como síndrome de fadiga crónica, fibromialgia ou enxaquecas). Dada a elevada associação entre a função neuronal e a função digestiva, também se especializou em diferentes distúrbios do trato gastrointestinal. A nutrigenética e a nutrigenómica são também uma área de interesse, dada a implicação em diferentes áreas metabólicas.

Dada a elevada procura que teve ao longo destes anos por diferentes pacientes com problemas crónicos complexos, teve também necessidade de otimizar os seus conhecimentos a nível da modulação da inflamação, e metabolismo hormonal.

Copyright © Nordic Clinic 2020