Diabetes tipo 1 e tipo 2

A diabetes tipo 2 surgiu como uma das condições mais comuns no mundo ocidental. Uma doença que costumava aparecer exclusivamente nos idosos, agora atinge cada vez mais crianças e adolescentes. Na diabetes tipo 2, níveis elevados de açúcar no sangue são uma consequência de um fenómeno chamado de resistência à insulina. O perigo disso está nas propriedades tóxicas do açúcar. Altos níveis de açúcar no sangue levam ao stress oxidativo que danifica células e tecidos, como vasos sanguíneos. O açúcar adere a várias proteínas do corpo e interfere na sua função, além disso, modifica a aparência destas, sendo que esta última pode resultar num ataque ao sistema imune do próprio corpo, uma vez que já não pode reconhecer estas proteínas como suas e que são invasores ao organismo, sendo assim necessário a destruição das mesmas. Os medicamentos prescritos para o diabetes tipo 2 estão longe de estarem sem efeitos colaterais. Alguns medicamentos causam ganho de peso. O ganho de peso é particularmente comum quando o paciente se torna dependente de injeções de insulina, pois a insulina fornece um sinal poderoso para o crescimento das células adiposas. Acima de tudo, os medicamentos antidiabéticos não abordam a causa base da doença.

A diabetes tipo 2 é causada principalmente pelo nosso estilo de vida ocidental. A hereditariedade real é baixa. Quando se diz que a condição é “familiar”, estamos a lidar principalmente com uma herança de hábitos alimentares e de estilo de vida, bem como com a exposição aos mesmos fatores ambientais. Esta é  uma boa notícia para todos os afetados – não podemos mudar os nossos genes, mas podemos controlar os fatores de estilo de vida, dieta e meio ambiente. De todos os fatores que influenciam a diabetes tipo 2, a dieta é o número um. Além disso, o excesso de peso e a vida sedentária podem contribuir para a resistência à insulina, pois as células adiposas podem perder sua capacidade de resposta à insulina. Isso significa que todos os fatores que influenciam o ganho de peso também podem contribuir indiretamente para a diabetes tipo 2. Além disso, várias fontes de inflamação também demonstraram ter um efeito prejudicial na sensibilidade à insulina, uma vez que a inflamação faz com que os receptores de insulina respondam de forma inadequada à insulina. Um fator de risco recentemente identificado para a diabetes tipo 2 é uma flora intestinal desequilibrada.

Enquanto a diabetes tipo 2 é classificada como um distúrbio metabólico, a diabetes tipo 1 é uma doença autoimune que afeta as células que produzem insulina. Ambas as variantes da diabetes têm aumentado constantemente entre adultos e crianças. A predisposição genética aumenta o risco de diabetes tipo 1, mas também é necessário um gatilho para o desenvolvimento da doença. Vários fatores ambientais foram identificados. Por exemplo, infecções virais específicas podem desencadear uma resposta auto-imune às proteínas pancreáticas, levando à perda de função e a diabetes tipo 1. Além disso, as bactérias do trato intestinal podem escapar e atingir o pâncreas. Isso pode resultar num ataque do sistema imune, que por sua vez danifica as células produtoras de insulina. Isso ocorre quando a mucosa intestinal é hiper-permeável, também chamado de “leaky gut”. Assim como noutras doenças autoimunes, a dieta e o estilo de vida também podem contribuir muito para o diabetes tipo 1. Além disso, a deficiência de vitamina D pode contribuir para a autoimunidade em geral e para o diabetes tipo 1 especificamente. Se a condição for detectada precocemente e forem tomadas medidas para reduzir a reação autoimune, o desenvolvimento da doença pode ser mais lento e a necessidade de terapia com insulina reduzida. Também existem casos documentados em que o paciente recuperou a produção de insulina quando o tecido pancreático não foi completamente destruído. Além disso, alguns diabéticos tipo 1 consegue gerir a sua doença apenas com a dieta.

A diabetes tipo 1 e tipo 2 aumentam o risco de muitas outras condições, incluindo doenças cardiovasculares e cancro. Portanto, é necessário chegar às causas base para atingir a melhor recuperação possível. Na Nordic Clinic, temos experiência em trabalhar com diabetes. Talvez já tenha sido aconselhado a comer de forma “mais saudável” e seguir em frente, mas necessita de ajuda para estabelecer mudanças duradouras no estilo de vida? As nossas nutricionistas e health coaches trabalham com intervenções dietéticas que podem ter efeitos profundos no diabetes, no intestino permeável e na saúde geral do paciente. Os nossos profissionais de saúde podem montar esquemas de exercícios para otimizar a regulação do açúcar no sangue. Podemos prescrever testes que podem fornecer informações valiosas sobre o estado da vitamina D, permeabilidade do intestino, glicose no sangue, flora intestinal, hormonas do stress, inflamação e anticorpos contra proteínas pancreáticas e outros parâmetros que podem ser relevantes para a diabetes.