Saúde Intestinal

A saúde intestinal é uma parte essencial da nossa saúde no geral e tem sido relacionada com condições como doenças auto-imunes, fadiga crónica e saúde mental. Síndrome do Intestino Irritável (SII) O SII é uma condição de elevada prevalência na população. Os sintomas mais comuns são obstipação, diarreia, aerocolia, dor abdominal, inchaço e náuseas. Com […]

A saúde intestinal é uma parte essencial da nossa saúde no geral e tem sido relacionada com condições como doenças auto-imunes, fadiga crónica e saúde mental.

Síndrome do Intestino Irritável (SII)

O SII é uma condição de elevada prevalência na população. Os sintomas mais comuns são obstipação, diarreia, aerocolia, dor abdominal, inchaço e náuseas. Com estes sintomas, é comum que os cuidados de saúde primários excluam diagnósticos mais graves como doença celíaca, colite ulcerosa, doença de Chron e cancro do intestino. Se não for encontrada qualquer anormalidade, o paciente é normalmente diagnosticado com SII e muitas vezes enviado para casa com a recomendação de evitar determinado tipo de alimentos. SII muitas vezes é considerado dignóstico de exclusão e muitas vezes utilizado quando não foi encontrado nenhum sintoma – ou procurado. Os sintomas de SII podem variam muito entre indivíduos e o diagnóstico, como entidade, é cada vez mais questionado por alguns especialistas da área.

Muitos pacientes com SII sentem que os seus médicos não entendem o quão limitante pode ser a sua vida. A condição pode variar de leve a severa e no SII severo os sintomas podem ter um impacto marcado na qualidade de vida. Além disso, SII relaciona-se muitas vezes com sintomas do foro mental como depressão, ansiedade e stress. A causa desta realçao é a inflamação. A inflamação do intestino levar à inflamação do cérebro, o que resulta em distúrbios do foro mental. Esta área de estudo tem-se tornado uma das áreas de maior interesse dentro das investigações médicas. Além disso, pesquisas apontam os problemas gastrointesinais como um dos maiores fatores de risco para a perda de produtividade. Assim, existem vários aspectos para avaliar quando se detectam sintomas de SII do que apenas o diagnóstico – quer de uma prespectiva individual como socioeconómica.

Nenhum indivíduo desenvolve SII sem motivo. Existem vários estudos que mostram o que pode desencadear os sintomas de SII. Muitas dessas causas são também fáceis de identiicar, testando. Os seguintes fatores foram identificados como possíveis causas de SII:

  • SIBO
  • Gastroenterite (infeções)
  • Desequilíbrios da flora intestinal
  • Dieta
  • Stress
  • Privação de sono ou baixa qualidade de sono
  • Reação auto-imune (como resultado da infeção)

Na Nordic Clinic temos uma abordagem holística do SII. Trabalhamos com dieta e estilo de vida assim como vários tipo de testes para identificar infeções, SIBO e outros desequilíbrios da microbiota intestinal. Se necessário, realizamos estudos do sono assim como estudos hormonais. Muitos dos nossos pacientes sentem um alívio imediato dos sintomas quando o tratamento ainda está a decorrer.

Sobrecrescimento Bacteriano Intestinal (SIBO)

O Sobrecrescimento Bacteriano Intestinal é uma das condições mais commumente tratadas na Nordic Clinic. Enquanto o cólon contem um elevado número de microorganismos (bactérias, fungos e parasitas), numa situação normal o intestino delgado é escassamente populado por microorganismos. Vários fatores podem contribuir para um crescimento anormal do número de microorganismos no interior do intestino delgado. Exemplos disso são a toma excessiva de antibióticos, uma dieta rica em açúcar, toma prologada de antiácidos, desequilíbrios no trânsito intestinal, etc.

As consequências do SIBO podem ser aerocolia, flatulência e dor abdominal, diarreia crónica ou obstipação, baixa absorção de nutrientes, dificuldades na digestão, nlamação e aumento da permeabilidade da barreira intestinal (também chamado de “leaky gut”). Este conjunto de sintomas muitas vezes leva ao disgnótico de Síndrome do Intestino Irritável (SII). A longo prazo, o SIBO pode causa inflamação sistémca e tem sido identificado como uma causa para várias condições clínicas.

Na Nordic Clinic temos uma vasta experiência no tratamento do SIBO. O SIBO pode surgir como resultado do sobrecrescimento de metano ou hidrogénio produzidos pelos microorganismos e quando suspeitamos de SIBO usamos um teste em que os dois gases são medidos na ar expirado do paciente. Com base no resultado do teste e do quadro clínico do paciente, é definido um plano de tratamento personalizado. Depois disso, os sintomas do paciente são reavaliados. Muitas vezes, o paciente pode ter de repetir o teste para garantir que o tratamento está a ter o efeito desejado.

Doença Inflamatória Intestinal

A Doença Inflamatória Intestinal trata-se de um conjunto de condições que incluem a colite ulcerosa e a doença de Crohn. O conhecimento sobre a Doença Inflamatória Intestinal tem aumentado e graças aos estudos na área sabe-se agora que as potenciais causas da doença são muitas e podem variar entre pacientes. Os fatores que os investigadores conseguiram identificar são a dieta, o stress, o parto por cesariana, o uso de antibióticos, défices nutricionais e outros aspectos relacionados com o estilo de vida atual. Acima de tudo, porém, foram encontrados desvios em diferentes factores que afectar a função intestinal e a composição da microbiota nesses pacientes. Exemplos disso são infeções ou bactérias ou fungos, SIBO, desequilíbrios entre diferentes famílias de bactérias e quantidades reduzidas de ácidos gordos importantes produzidos por bactérias benéficas. Porque as causas adjacentes à Doença Inflamatória Intestinal varia entre indivíduos, o tratamento deve ser adaptado de forma individual e personalizada.

Leia mais sobre a investigação e as bases das estratégias usadas na Nordic Clinic, em pacientes com colite ulcerosa na nossa compilação A abordagem da medicina funcional à colite ulcerosa na Nordic Clinic. Pode solicitar a sua cópia por email: info@nordicclinic.com

Copyright © Nordic Clinic 2020