Condições Neuropsiquiátricas

As doenças neuropsiquiátricas afetam crianças e adultos. Acreditava-se que essas condições eram de natureza congénita. Contudo, os estudos mais recentes mostram como os fatores ambientais podem contribuir fortemente para os sintomas neste grupo de pacientes. Podemos ajudar com as : TDAH/TDA Autismo Síndrome de Asperger Esquizofrenia Perturbação obssessiva compulsiva (POC) Síndrome de Tourette PANS/PANDAS TDAH/DDA […]

Podemos ajudar com as :

• TDAH/TDA
  • Autismo
  • Síndrome de Asperger
  • Esquizofrenia
  • Perturbação obssessiva compulsiva (POC)
  • Síndrome de Tourette
  • PANS/PANDAS

TDAH/DDA e autismo

As condições neuropsiquiátricas inculem TDAH e autismo, que apresentam sintomas e causas semelhantes. Foi demonstrado que diferentes fatores contribuem para o TDAH e diagnósticos no espetro do autismo. Isso inclui susceptibilidade genética, expoisção a tipos específicos de toxinas, infeções, aspetos relacionados com a alimentação e estilo de vida e desequilíbrios no microbioma intestinal.

As investigações mostram uma imagem cada vez mais clara de que o património genético é relativamente insignificante, enquanto os fatores ambientais têm ganho um crescente foco nos estudos científicos. Na Nordic Clinic trabalhamos com base nas pesquisas mais recentes, quando atendenmos crianças e adultos que sofrem de condições neuropsiquiátricas. A nossa caixa de ferramentas contém uma ampla seleção de testes laboratoriais assim como orientações sobre o estilo de vida e alimentação para aplicar a planos terapêuticos individualizados.

PANS/PANDAS

PANS/PANDAS é uma forma de encefalite auto-imune, uma condição neuroinflamatória causada principalmente por infeções. O gatilho mais comum é a infeção do streptococcus, embora muitos mais tenham sido identificados. A condição causa um sofrimento marcado e uma baixa qualidade de vida para os doentes e as suas famílias. A maioria adoece na infância mas a condição pode ocorrer na adolescência e, a menos que seja iniciado um tratamento eficaz, os sintomas podem persistir na idade adulta. Muitas famílias relatam a sua frustração por não receberem testes, tratamentos ou diagnósticos adequados e alguns lutam para que acreditem no que passam.

Embora as infeções sejam os principais gatilhos do PANS/PANDAS, uma abordagem holística onde se trabalham outros fatores pode ser uma estratégia importante para minimizar novos surtos e otimizar a saúde cerebral, o sistema imunitário e a recuperação. Por exemplo, estudos mostram que o microbioma intestinal está alterado em indivíduos com PANS/PANDAS e que alterações na alimentação podem melhorar os sintomas. O mesmo se aplica a outros tipos de doenças auto-imunes. No fundo, faz com que o PANS/PANDAS seja um bom objetivo de estudo para a medicina funcional.

Na Nordic Clinic desenvolvemos interesse pelo PANS/PANDAS. Temos estudados e comunicado com investigadores no campo com o objetivo de aplicar metodologias inovadores que reduzam os sintomas dos nossos pacientes. O nosso foco é otimizar a bioquímica, o sistema imunitário, a inflamação, a saúde neurológico e cerebral, juntamente com testes capazes de detectar infeções ativas. Com isto, oferecemos intervenções poderosas, complementares às que são oferecidas nos cuidados de saúde convencionais.

Mais informação em breve. Se tiver alguma questão, contacte-nos através do e-mail info@nordicclinic.pt.