O ambiente in útero vai ser a casa do seu bebé e o cordão umbilical a sua única forma de nutrição durante 9 meses. Sabemos hoje que a dieta materna tem impacto sobre a expressão de certos genes no bebé que podem resultar em saúde ou doença (como obesidade, hipertensão arterial, dislipidemia, entre outros). É por isso tão importante a grávida estar num estado nutricional ótimo na fase de preconceção e durante a gestação.
E é isso que queremos fazer, mudar o mundo com uma grávida de cada vez.
A nossa estratégia no Programa da Maternidade passa por criar um plano alimentar adaptado à realidade de cada grávida e individualizado ao mais ínfimo pormenor, adaptado a cada fase da gestação. A criação do plano é baseada numa sólida evidência científica e tendo em conta as características individuais de cada mulher/casal, incluindo o seu/vosso perfil genético. Contempla todos os trimestres da gravidez, a preconceção e o pós-parto. Existem diversos fatores que contribuem para uma gravidez de sucesso.
Com o estabelecimento de uma estratégia nutricional individualizada e personalizada, com a possibilidade de incluir informação genética dos pais ainda antes da conceção, é possível:
- Identificar precocemente os elementos que possam afetar a gravidez de forma negativa;
- Fazer as mudanças necessárias para criar o ambiente ideal para o seu bebé;
- Ter a possibilidade de fazer mudanças que vão afetar a saúde do seu bebé e das gerações seguintes.
No pós-parto, a alimentação da mãe continua a ter uma grande importância, quer seja por estar a amamentar e o efeito consequente que tem sobre o desenvolvimento do bebé, quer seja para a sua própria recuperação. Uma nutrição adequada às necessidades da mãe no pós-parto é importante:
- Na recuperação da forma física;
- Na produção de leite;
- No fornecimento de energia necessária para a exigência física e mental associada a esta fase;
- No estabelecimento de uma boa saúde intestinal que tem impacto no sistema imunitário e sistema nervoso.