PANS/PANDAS

PANS/PANDAS é uma forma de encefalite auto-imune, uma condição neuroinflamatória causada principalmente por infeções. O gatilho mais comum é a infeção do streptococcus, embora muitos mais tenham sido identificados. A condição causa um sofrimento marcado e uma baixa qualidade de vida para os doentes e as suas famílias. A maioria adoece na infância mas a condição pode ocorrer na adolescência e, a menos que seja iniciado um tratamento eficaz, os sintomas podem persistir na idade adulta. Muitas famílias relatam a sua frustração por não receberem testes, tratamentos ou diagnósticos adequados e alguns lutam para obter diagnóstico.

Embora as infeções sejam os principais gatilhos do PANS/PANDAS, uma abordagem holística onde se trabalham outros fatores poderá ser importante para minimizar novos surtos e otimizar a saúde do cérebro, o sistema imunitário e a recuperação. Por exemplo, estudos mostram que o microbioma intestinal está alterado em indivíduos com PANS/PANDAS e que alterações na alimentação podem melhorar os sintomas. O mesmo se aplica a outros tipos de doenças auto-imunes. No fundo, isso faz com que o PANS/PANDAS seja um bom objetivo de estudo para a medicina funcional.

Na Nordic Clinic desenvolvemos interesse pelo PANS/PANDAS. Temos estudados e comunicado com investigadores no campo com o objetivo de aplicar metodologias inovadoras que reduzam os sintomas dos nossos pacientes. O nosso foco é otimizar a bioquímica, o sistema imunitário, a inflamação, a saúde neurológica e cerebral, juntamente com testes capazes de detectar infeções ativas. Com isto, oferecemos intervenções poderosas, complementares às que são oferecidas nos cuidados de saúde convencionais.

Mais informação em breve. Se tiver alguma questão, contacte-nos através do e-mail info@nordicclinic.pt .