Qual o impacto da tiróide na sua saúde?

A glândula tiroideia é um órgão vital para o funcionamento do organismo. Tem a forma de uma borboleta e está localizada na base do pescoço.

A função da tiróide é a produção de hormonas tiroideias: a triiodotironina ( ou T3) e a tetraiodotironina (ou tiroxina ou T4).
A quantidade de hormonas produzidas pela tiróide é regulada pela hormona estimulante da tiroide (ou TSH).

As hormonas tiroideias têm um papel importante:

• No metabolismo;
  • Na regulação da temperatura corporal;
  • Na frequência cardíaca;
  • No crescimento e desenvolvimento (em especial no desenvolvimento cerebral durante a infância).

Exemplificando:
Quando os níveis de T3 e T4 estão baixos, é produzido mais TSH que estimula a tiroide para um maior produção da T3 e da T4. Quando os valores estão normalizados, a estimulação pela TSH diminui.

As alterações mais comuns no funcionamento da tiroide são:

• Nódulos na tiroide (benignos ou malignos)
  • Hipotiroidismo: produção insuficiente de hormonas tiroideias
  • Hipertiroidismo: produção excessiva de hormonas tiroideias
  • Doenças autoimunes: no caso de anticorpos  contra a tiróide (por exemplo: tiroidite de Hashimoto), sendo a causa mais comum de hipotiroidismo

Os sintomas variam de individuo para individuo.
hipertiroidismo é caracterizado pela aceleração das funções e os sintomas mais comuns poderão ser: palpitações, perda de peso, cansaço, insónias, entre outros.
Por outro lado, hipotiroidismo pode causar sintomas como aumento de peso, confusão mental, obstipação, intolerância ao frio, entre outros.

A nutrição tem um impacto muito grande no funcionamento da tiroide já que intervêm:

• Na síntese de hormonas pela tiroide
  • Na conversão da T4 (forma inativa) em T3 (forma ativa)
  • Na resposta imunitária: nutrientes

As causas para o desenvolvimento de doenças da tiróide são diversas e os sintomas podem ser muito inespecíficos, sendo por isso essencial a vigilância, em especial nas mulheres que têm um maior risco de desenvolver as patologias da tiroide e nas grávidas em que as alterações da tiróide têm um grande impacto no desenvolvimento fetal.

Quer saber mais? Quais os nutrientes que precisa, fontes alimentares ou se necessita suplementar?

Temos muito gosto em ajudá-lo, contacte-nos:
info@nordicclinic.pt ou 222 081 982 ou +351 912 849 905

READ MORE ABOUT HEALTH CONDITIONS WE SUPPORT