O que é Medicina Personalizada?

É uma abordagem da medicina que coloca o paciente no centro de tudo. A medicina pessoal dirige-se à pessoa como um todo, e não a um conjunto isolado de sintomas. O objetivo é encontrar a causa raiz da doença ou saúde abaixo do ideal e resolver, ao invés de focar o tratamento apenas nos sintomas. Os médicos precisam de tempo para realmente entender o paciente, investigar a história e compreender de forma informada o modo como o estilo de vida, a genética e o ambiente interagem e influenciam a sua saúde.

Qual é a diferença entre medicina pessoal e funcional?

Nenhuma. Usamos os dois termos. Nós gostamos do termo pessoal. Parece-nos bem, pessoal.

O que o torna a abordagem pessoal?

Normalmente, a abordagem pessoal ou funcional é caracterizada por:

O tempo dispendido pelo médico a trabalhar em parceria com os pacientes para realmente entender a própria história única, genética, bioquímica, estilo de vida, etc. As consultas tendem a ser muito mais longas do que na prática convencional e continuam até que os resultados ​​sejam alcançados.

Recorremos a testes genéticos e funcionais para entender a composição física única do paciente. Os médicos podem usar uma série de ferramentas para ajudar na compreensão de como o organismo do indivíduo funciona e onde poderá estar a causa dos sintomas.

É a combinação de intervenções que permite restaurar a saúde ideal. Tal, pode incluir tratamentos farmacológicos, mas também podem mudanças nutricionais e de estilo de vida, o uso de suplementos nutricionais, recomendações de atividade física, etc.

A colaboração entre médico e paciente, é única. A medicina pessoal é sobre o paciente aprender sobre o seu organismo e como funciona, tanto quanto o médico. O paciente pode adquirir conhecimento e compreensão sobre si mesmo, o que o ajuda a continuar a desenvolver e manter uma saúde ótima da forma ideal para si e para a sua fisiologia.

É contrária à “medicina convencional”?

Não. A medicina pessoal acredita em tratar a causa, ao invés do foco exclusivo nos sintomas. Tal, pode significar menos dependência de soluções farmacológicas. Mas muitas vezes envolve maior conhecimento e técnicas científicas avançadas, como ciência genética, biologia de sistemas e compreensão da progressão da doença. Para ver nossa comparação entre a medicina convencional e a medicina pessoal, clique aqui.

A medicina pessoal é apenas para pessoas com doenças crónicas?

Não. A medicina pessoal pode ser usada por todos. Muitas pessoas descobrem a forma bem-sucedida de abordar problemas graves de saúde e crónicos, os quais a medicina alopática não tem sido capaz de ajudar. Também pode ser uma forma de tratar problemas às vezes esquecidos pela medicina padrão, como stress, fadiga, cansaço, ansiedade, etc. É eficaz no tratamento de problemas como autismo e TOC. É também uma ferramenta valiosa para aprender a gerir o estilo de vida e prevenir doenças graves. Os testes genéticos e outros perfis permitem-nos identificar potenciais fatores de risco hereditários e ambientais para doenças crónicas e , assim, adoptar medidas e geri-las de forma a minimizar esses riscos. Muitas pessoas têm usado a abordagem da medicina funcional para melhorar seu desempenho mental e físico ou simplesmente para garantir que vivem com uma saúde ideal.

Então é a abordagem que pode consertar qualquer condição?

Definitivamente pensamos que é parte integrante do futuro da saúde. Mas, na verdade, um dos princípios-chave da medicina pessoal é suspeitar quando “uma coisa é a resposta”. As “respostas” que a medicina pessoal encontra geralmente envolvem vários aspectos diferentes. Os adeptos da medicina pessoal frequentemente trabalham em estreita colaboração com os profissionais na variedade de áreas que garante o tratamento personalizado em todos os sentidos. Uma abordagem de parceria para a saúde.

Como posso saber se é adequado para mim?

Por que não reservar uma consulta inicial e discutir os seus desafios de saúde.