TESTIMONIAL

Mulher, 34 anos, com encefalomielite miálgica e síndrome de fadiga crónica

A nossa paciente foi diagnosticada por encefalomielite miálgica (EM / síndrome de fadiga crónica) após uma infecção no Outono de 2013. A infecção não progrediu e ela continuou, como habitualmente, com trabalho e exercício. Após cada exercício, ela ficava com dor de garganta. Mais tarde, começou a sentir falta de força nas pernas, mesmo com pequenos esforços. A nossa paciente tinha muito pouca força física e mental e a sua saúde e bem estar deterioravam-se rapidamente. Sentia taquicárdias, palpitações cardíacas, infecções frequentes com febre e sensações sonoras e leves que eram muito stressantes. Tinha feito algumas alterações alimentares e começou com a acupunctura. Em 2016, a paciente começou a sua viagem na Nordic Clinic com o preenchimento de um questionário abrangente e de um diário alimentar.

Testes utilizados:

• Teste de SIBO
  • Teste de ácidos orgânicos
  • Teste da flora Intestinal
  • Teste genético

Testes – Resultados:

• O teste de SIBO mostrou elevado crescimento bacteriano.
  • O teste de ácidos orgânicos mostrou alguns distúrbios nos processos bioquímicos, tais como produção de energia mitocondrial.
  • O teste da flora intestinal mostrou algum sobrecrescimento de leveduras no intestino e um défico de ácidos gordos de cadeia curta.
  • O teste genético revelou, entre outras coisas, polimorfismos nucleotídicos únicos (SNPs) em genes responsáveis pela biotransformação, desintoxicação e produção de antioxidantes endógenos, um risco aumentado de inflamação via IL-6 e uma diminuição da sinalização da vitamina D.

Sugestão de Tratamento:

• Eliminação do sobrecrescimento bacteriano: Dieta baixa em FODMAPs, assim como agentes antimicrobianos para melhoria do sobrecrescimento bacteriano e tratamento antiviral (diminuindo a replicação viral).
  • Optimização da produção de energia mitocondrial: terapia nutricional orientada com nutrientes específicos para apoiar os processos bioquímicos.
  • Apoio à integridade e função da mucosa intestinal/ promoção de uma flora intestinal saudável e rica: Probióticos/Butirato/Suplementação para promover um bom ambiente na mucosa intestinal.
  • Suplementos para suporte dos processos identificados pelo teste genético.

Intervenções de estilo de vida sugeridas:

• Comer uma grande variedade de alimentos para contribuir para a riqueza microbiana na flor intestinal.
  • Aumentar gradualmente a actividade física.
  • Meditação.
  • Exposição à luz solar no início da manhã.
  • Exercícios para activação do nervo vago.

Resultados e follow-up:

• Após o tratamento, o paciente foi submetido a um novo teste de SIBO, com resultado negativo.
  • A paciente começou a praticar exercício físico em 2017 e hoje consegue exercitar-se cerca de 75% e sente-se “muito, muito melhor”.
  • A paciente melhorou significativamente a digestão, recupera mais rapidamente e consegue integrar mais atividades.
  • A necessidade de dormir diminuiu significativamente.

Please understand that this is an example and that the way we will treat you as our patient will be highly individualized and therefore will vary from this exemplary case.