TESTIMONIAL

Mulher, 35 anos, susceptibilidade a infecções e fadiga

Durante dez anos, a nossa paciente sentiu um cansaço cada vez mais severo e uma susceptibilidade aparentemente inexplicável às infecções. Sofria de infecções recorrentes com mais frequência do que os seus amigos e sentia-se frequentemente com fome. Ela questionava se o seu sistema imunitário estava a funcionar correctamente. Quase todas as semanas, tinha a sensação de não estar bem e muitas vezes sentia-se doente ao ponto de nem se atrever a fazer exercício. Após o exercício físico, por vezes adoecia durante uma semana, chegando ao ponto de não conseguir levantar-se da cama. A paciente tinha uma dieta boa e variada, dormia bem e fazia exercício regularmente. Contudo, tinha uma vida de trabalho intensa sem tempo para recuperar e durante vários anos tinha viajado muito, com fusos horários muito diferentes. As suas análises de sangue mostraram uma TSH ligeiramente elevada, o que indica um mau funcionamento da glândula da tiróide. A paciente veio para a Nordic Clinic em 2018, no Outono.

Testes utilizados:

• Teste para SIBO
  • Teste abrangente da tiróide
  • Teste para avaliação da função e da flora intestinais, que mostrou um ligeiro desequilibrio na flora intestinal
  • Teste de avaliação da função adrenal

Testes – Resultados:

• O teste de SIBO mostrou níveis muito elevados de bactérias produtoras de hidrogénio, o que pode levar a sintomas sinstémicos como fadiga e inflamação.
  • O teste abrangente da tiróide confirmou uma TSH ligeiramente aumentada, assim como níveis de selénio e lítio subóptimos.
  • Teste para avaliação da função e da flora intestinais mostrou um ligeiro desequilíbrio da flora intestinal.
  • Teste para avaliação da função adrenal mostrou baixos níveis de cortisol, além de baixos picos nos períodos da manhã e ao longo do dia, que podem contribuir para a fadiga.

Sugestão de Tratamento:

• Foram prescritos antibióticos e posteriormente usadas outras preparações antimicrobianas como tratamento prolongado.
  • Suplementação de selénio, lítio e suplementação para optimização da função tiroidea.
  • Probióticos.
  • Suplementação para melhoria da função adrenal.

Intervenções de estilo de vida sugeridas:

• Limitar a ingestão alimentar para 8h/dia e jejum nas restantes (jejum 16:8h).
  • Caminhar 10000 passos/dia, medidos com um Fitbit.
  • Priorizar o sono e reparação.
  • Exposição à luz solar de manhã.
  • Limitar a ingestão de café para 1 chávena/dia.

Resultados e follow-up:

• A paciente sofria de uma ligeira obstipação que melhorou discretamente após o tratamento.
  • A paciente descreve a sua saúde comparando-a ao dia e à noite quando refere o antes e o depois do tratamento na Nordic Clinic.
  • A paciente sentia-se de rastos e extremamente cansada, vivendo uma vida limitada antes do tratamento. Agora já não se deita na cama às oito da noite, mas foi-lhe dada esperança e fé para lidar com os filhos pequenos e aguarda com ansiosamente os próximos desafios. O seu marido também nota “uma enorme diferença”.

Please understand that this is an example and that the way we will treat you as our patient will be highly individualized and therefore will vary from this exemplary case.